Indústria alimentícia 2

Situação encontrada

Nos frigoríficos abatedouros de aves, durante o processo existe uma etapa na sala de cortes, onde é feito o refile dos pedaços de frango, de forma manual, por funcionários que trabalham na lateral do transportador, pegando as peças para a execução da tarefa.

Os números na correia, marcam a posição de cada funcionário, e o que cabe a ele pegar para executar o refile. É uma forma a determinar o ritmo de produção da linha para cada funcionário.

O problema é que a utilização de canetas para essa marcação pode liberar partículas ou tinta de material não sanitário que pode gerar contaminação do produto.

Em geral com o passar do tempo, a marcação vai se apagando, principalmente quando se aplica a tinta sanitária, que ao trabalhar em contato com o produto úmido, se solta, consequentemente migrando para os pedaços de frango transportados na correia.

Tal situação, além de promover a contaminação do produto, também exige das equipes de manutenção, a disponibilização de colaboradores semanalmente para refazer a marcação dos números.

Solução proposta

A utilização das correias Sanitárias Volta numeradas.

Após uma série de estudos e testes, a Correias Volta desenvolveu um sistema de aplicação de material sanitário na correia transportadora, onde o mesmo se fixa na correia, de forma que seja eliminada qualquer possibilidade dos números se soltarem.

Além disso, por se tratar de uma inserção de material da mesma composição do material da correia, o mesmo não desprende, libera partículas ou tinta de material não sanitário que pode gerar contaminação do produto.

Outro ponto importante, é o fato de não haver nenhum tipo de saliência na correia, impedindo assim o acúmulo de produto em cavidades ou cantos vivos, geralmente pontos comuns para a formação de colônias de bactérias e de contaminação do alimento. Como complemento, também é possível realizar a instalação de raspadores, a fim de garantir a perfeita eliminação de quaisquer resíduos de produto, facilitando assim sua higienização durante as paradas de produção.

Indústria alimentícia 2

Resultado

Como resultado, além da solução aos recorrentes problemas de rasgo da base das correias e do arrancamento de taliscas, conseguimos oferecer um produto mais forte ao nosso cliente, com durabilidade superior à duas vezes a do material anteriormente aplicado, com um incremento de custo de pouco mais de 40% do preço do produto. Ou seja, somente pela troca de produto, levando-se em consideração sua durabilidade, foi possível uma redução de custo da ordem de 30%, sem incluir todos os gastos envolvidos nas manutenções corretivas da antiga correia.

A Volta Correias conta com um departamento técnico altamente capacitado para lhe ajudar a encontrar soluções para aumento na eficiência de seus processos fabris com correias transportadoras. Assista ao filme da operação dessa correia em nosso cliente, e entre em contato conosco para conhecer mais sobre nossos produtos e serviços.