Elevadores de caneca são usados ??em muitas fábricas de processamento de alimentos para transportar materiais primários secos e a granel. Eles geralmente têm uma seção vertical e, às vezes, seções horizontais para promover a transição do material na entrada e/ou saída.
Quando o elevador consiste apenas de elementos verticais para transporte ascendente ou descendente, as canecas podem ser aparafusadas ??ou rebitadas a uma correia transportadora de borracha lonada ou de tecido emborrachado. Quando a alimentação é horizontal, as canecas são adjacentes, muito próximas umas das outras para garantir um carregamento eficiente. Elas são montadas em um sistema de correntes paralelas.
Elevadores verticais são comumente usados ??nas indústrias de cereais, grãos e produtos específicos como café, cacau em pó, sal e outras aplicações em massa, tanto na indústria alimentícia quanto em outras de uso geral.
A principal vantagem do sistema de canecas é uma alta capacidade de produção permitida pela profundidade e geometria geral das canecas.
No entanto, a eficiência da capacidade é frequentemente comprometida por outros fatores, como:
1. O sistema pode precisar trabalhar a uma velocidade muito alta se a descarga for um movimento de arremesso baseado na inércia.
2. Motores relativamente grandes podem ser necessários, especialmente quando um sistema de correia é usado.
3. Os sistemas de canecas requerem manutenção constante, porque os sistemas de correntes podem ficar entupidos com sujeira e são anti-higiênicos em uma aplicação de alimentos. Os sistemas de correia transportadora têm as canecas habitualmente parafusadas, dificultando sua higienização.
4. Elevadores de caneca em operação em um invólucro fechado são de difícil acesso e, portanto, um problema para limpeza e manutenção.
5. O transportador pode gerar excesso de ruídos.
6. A ligação do sistema no chão de fábrica não é flexível e o elevador pode ser difícil de instalar e de se adaptar às mudanças nos procedimentos de produção.
A Volta desenvolveu um design para a Positive Drive que pode substituir um elevador de canecas clássico. O projeto pode incorporar paredes laterais integradas soldadas ou uma parede lateral fixa do transportador de acordo com o tipo de produto. As correias são acessíveis, fáceis de limpar, de baixa manutenção, podem ser operadas com motores pequenos e podem funcionar em uma variedade de velocidades. Eles podem ser feitos como transportadores Z para auxiliar na alimentação e descarga ou em um simples formato de elevador, onde eles também podem ser inclinados para melhorar o fluxo de material.
Para combinar a capacidade de produção de um elevador de caçamba existente (ou, de fato, planejar um novo em um layout de fábrica projetado), vários fatores-chave são levados em consideração.
A natureza do módulo de projeto Volta permite que engenheiros e usuários projetem uma substituição higiênica para um transportador de canecas pelo menor custo.
O aumento da velocidade, a altura do grampo, o comprimento e a largura da concha, bem como a diminuição da distância do passo, contribuirão para a capacidade de produção. Mesmo as variações relativamente pequenas aqui exibem opções com uma variação de mais de 60%.
A instalação do sistema no chão de fábrica é diferente. O transportador Volta normalmente é mais largo, especialmente onde a parede lateral usada é soldada na correia, mas o transportador é muito mais compacto em termos de profundidade e pode ser mais facilmente adaptado para medições específicas utilizando o espaço disponível e ajustando as outras variáveis ??em um sistema mais versátil que um elevador de canecas.
A Volta atua em todo o mundo com correias transportadoras customizadas e adaptadas aos projetos existentes, além de trabalhar no desenvolvimento de projetos especiais, adaptados para situações específicas.
Entre em contato conosco e conheça mais sobre as correias Volta.